top of page
LOGOTIPO_Carla Smiderle.png
Buscar
  • Foto do escritorCarla Smiderle

Rastreio de Câncer de Intestino

Atualizado: 25 de ago. de 2020


O câncer de intestino, ou câncer colorretal, é o segundo câncer mais comum entre homens e mulheres no Brasil, e o segundo que mais mata. Se desenvolve a partir de pólipos (pequenos tumores benignos) no intestino grosso, que lentamente evoluem para um tumor maligno.


Apesar da grande incidência, este é um dos únicos cânceres preveníveis atualmente e possui altas taxas de cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, está indicada a realização de exames de rastreio na população geral, independente da presença de qualquer sintoma.


Os sintomas do câncer de intestino tendem a aparecer quando a doença já se encontra em estágio avançado, e variam desde sangramento e diarreia até constipação e obstrução intestinal. O tratamento depende da localização e extensão da doença.


Como é feito o rastreio?


Idealmente, é feito através da colonoscopia – exame que detecta e trata lesões no mesmo momento. Este exame é feito a cada 3 -10 anos, conforme os achados.


Para pacientes que não possam, ou não queiram, realizar a colonoscopia, existem outras alternativas disponíveis como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a retossigmoidoscopia e a colonoscopia virtual. Se algum destes exames vier alterado, o paciente deve ser submetido à colonoscopia.


Quem deve fazer o rastreio?

  • População geral: a partir dos 50 anos.

  • História familiar (parente de 1º grau) de câncer intestinal ou pólipo avançado: a partir dos 40 anos ou 10 anos antes da idade do diagnóstico do familiar.

  • Pacientes com mais de 75 anos, doença inflamatória intestinal ou síndromes genéticas devem ter seus casos individualizados.

  • A partir dos 85 anos é desaconselhado fazer exames de rastreio.


O câncer de intestino está associado ao consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos e carne vermelha, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Além dos exames de rastreio, é importante manter hábitos saudáveis a fim de evitar seu surgimento.




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Marque uma consulta e tire suas dúvidas!

Atendimento particular e convênios

Telemedicina

Av. Diário de Notícias, 400 / sala 1209
Cristal - Porto Alegre - Diamond Tower Barra Shopping

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook
whats.png

Telemedicina:

bottom of page